Quer dar uma turbinada na sua máquina? Antes de comprar uma nova, veja a capacidade de memória RAM que o notebook suporta.
Existem dois fatores principais que devem ser considerados ao atualizar a memória RAM: a capacidade máxima que o notebook suporta e a que o sistema operacional (SO) suporta.
Neste post vamos te explicar certinho como descobrir essas informações!
O que checar antes de atualizar a memória RAM do notebook
A frequência, que é medida em mHz (megahertz),
A interface, que pode ser DDR3, DDR4, DDR5, etc.
A capacidade, que é medida em MB ou GB.
Beleza, até aí, tudo certo. Mas, e como eu sei quantos GB meu notebook suporta? Ou como eu posso encontrar a frequência correta?
Antes de tudo, você precisa conhecer melhor a capacidade da sua placa-mãe e do seu sistema operacional. Vamos dar um exemplo para você entender melhor o por quê:
Supondo que você descobriu que o seu notebook suporta até 8GB de RAM, mas o seu sistema operacional é configurado para, no máximo 4GB de RAM. Nesse caso, adicionar 8GB seria desperdício de recursos e dinheiro.
Mesmo que o sistema operacional suporte grandes quantidades de RAM, você ainda estará limitado pela quantidade suportada pela placa-mãe.
O limite principal é a placa-mãe, porque ao não reconhecer a RAM, esta memória não será utilizada pelo sistema operacional.
Entretanto, mesmo que a placa-mãe aceite 8 ou 16 GB de RAM, isso não significa que ela será reconhecida na sua totalidade pelo sistema operacional.
Agora que você já sabe disso, vamos aprender a encontrar essas informações?
0 Comentários